Impacto
Impactos Positivos na Biodiversidade e na Cultura
NOSSO IMPACTO SOCIOECONÔMICO NA BIODIVERSIDADE E CULTURAL
Declaramos que nosso impacto será muito positivo e está sendo muito esperada nos últimos anos com ações de preservação do Meio Ambiente na Biodiversidade, Saúde, Educação e Cultura, promovendo à ética a cidadania e os direitos humanos para a plena e efetiva democracia de todos os valores universais, articulando junto ao Poder Público, Privado e Sociedade Civil propostas de ações de interesses público e coletivos de acordo com as finalidades deste Instituto.
O Ministério do Meio Ambiente e a Mudança do Clima (MMA) apoia projetos ambientais, focados em biodiversidade, restauração de biomas, combate ao desmatamento e Restauração do Meio Ambiente e projetos sobre as mudanças do Clima.
A OSCIP irá contribuir para o fortalecimento da economia local, regional, nacional e mundial por meio da geração de oportunidades sustentáveis, capacitação comunitária, educação ambiental e incentivo a práticas produtivas de alto impacto ambiental. As ações que promovem inclusão social, melhoria da qualidade de vida, segurança alimentar, saúde preventiva e fortalecimento do protagonismo comunitário, reduzindo desigualdades e estimulando modelos econômicos alinhados à sustentabilidade.
Atuando na conservação e valorização da biodiversidade por meio de estudos ambientais, projetos de preservação, recuperação de ecossistemas e promoção do uso sustentável dos recursos naturais. Ao incentivar práticas responsáveis e soluções baseadas na natureza, contribui para a proteção de espécies, manutenção dos serviços ecossistêmicos e equilíbrio ambiental, assegurando a resiliência dos territórios e a preservação do patrimônio natural para as futuras gerações.
Nosso impacto cultural manifesta-se na valorização dos saberes tradicionais, dos conhecimentos populares e das expressões culturais associadas à relação das comunidades com a natureza. A OSCIP promove a integração entre cultura, meio ambiente e educação, apoiando ações culturais, publicações, oficinas, eventos e projetos formativos que fortalecem a identidade local, a memória coletiva e a cultura da sustentabilidade.
A atuação da OSCIP ambiental gera impactos positivos contínuos na conservação dos ecossistemas, na produção de conhecimento científico, no fortalecimento de políticas públicas e na cultura na promoção de práticas sustentáveis, contribuindo para o equilíbrio ambiental, o enfrentamento das mudanças climáticas e o bem-estar da sociedade.
Exercendo um papel fundamental na valorização, preservação e difusão da cultura, ao integrar o conhecimento ambiental aos saberes tradicionais, às expressões culturais e às práticas comunitárias sustentáveis.
Pesquisas, publicações, projetos educativos e ações culturais, o Instituto contribui para o resgate e a valorização de conhecimentos ancestrais, como o uso tradicional de plantas medicinais, práticas agroecológicas e modos de vida em harmonia com a natureza, fortalecendo a identidade cultural das comunidades. A atuação da OSCIP promove a educação ambiental como expressão cultural, estimulando hábitos, valores e comportamentos sustentáveis que se refletem na arte, na literatura, na oralidade, nas práticas pedagógicas e nas manifestações culturais locais.
Produção e circulação de conteúdos culturais — livros, materiais didáticos, exposições, oficinas, rodas de conversa e eventos — a OSCIP amplia o acesso da sociedade ao conhecimento ambiental, democratizando a cultura e promovendo a consciência ecológica.O impacto cultural também se manifesta na formação cidadã, ao incentivar o protagonismo comunitário, o respeito à diversidade cultural e a construção de uma cultura de paz, cooperação e responsabilidade socioambiental.
Dessa forma, o Instituto Latino Americano de Estudos Ambientais-ILLEA vem para a consolidação de uma cultura moderna e sustentável, no qual meio ambiente, educação, saúde e patrimônio cultural caminham de forma integrada, fortalecendo políticas públicas e deixando um legado positivo para as presentes e futuras gerações.
NOSSO IMPACTO NO FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO
Fomentando o desenvolvimento com sustentabilidade e a cultura ao Incentivo de práticas produtivas sustentáveis. Apoio à economia verde e solidária Geração de oportunidades locais Promovendo o crescimento econômico aliado à conservação. A atuação institucional também impulsiona a proteção da biodiversidade, a recuperação de ecossistemas e a adoção de soluções baseadas na natureza, assegurando a manutenção dos serviços ecossistêmicos e a resiliência ambiental dos territórios.
Justiça Ambiental e Desenvolvimento Sustentável por meio da produção de conhecimento, da educação ambiental, da inovação socioambiental e da articulação com políticas públicas, promovendo impacto positivo integrado nos âmbitos ambiental, social, cultural e econômico.
Fortalecendo comunidades e territórios ao incentivar práticas sustentáveis, capacitação local, geração de oportunidades, valorização dos saberes tradicionais e estímulo à economia verde, ampliando o impacto social e a autonomia comunitária.
Com gestão ética, transparente e alinhada aos princípios ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a OSCIP de Estudos Ambientais promove impacto duradouro, fortalecendo a cultura da sustentabilidade e contribuindo para um desenvolvimento mais justo, equilibrado e sustentável.
União entre a Cultura e o Meio Ambiente e o Meio Global traz o fortalecimento da Educação Ambiental e a Consciência. Valorização dos Saberes Tradicionais, Engajamento e Pertencimento Comunitário, Identidade e Resistência as Mudanças Climáticas, Apoio integral a Sustentabilidade (Socioambiental). Eventos Culturais sustentáveis como a Virada Sustentável.
Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vão ao fortalecimento do pilar Ambiental e de Governança Parcerias com Empresas e Organismos Público, Privado e Internacionais. A Preservação de Habitats e de Espécies - As áreas protegidas resguardam remanescentes florestais e outros biomas significativos, garantindo a sobrevivência da fauna e flora e prevenindo a extinção de espécies.
NOSSO IMPACTO NA MANUTENÇÃO DO ECOSSISTEMA
Áreas protegidas e reabilitadas são cruciais para a regulação do clima, purificação da água, proteção contra desastres naturais e manutenção de ciclos de nutrientes vitais para a vida na Terra. A Resiliência Climática - A regulação do clima é um dos maiores desafios ambientais contemporâneos e exige ações integradas, baseadas em ciência, educação e participação social. A OSCIP de Estudos Ambientais atua de forma estratégica para contribuir com a mitigação das mudanças climáticas e o fortalecimento da resiliência dos ecossistemas e das comunidades. A conservação territorial, de comunidades, demonstra eficácia na mitigação das mudanças climáticas, pois a vegetação intacta funciona como um sumidouro de carbono.
Trabalhar com Carbono Neutro, ou neutralidade de carbono, é o equilíbrio entre a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e a sua remoção da atmosfera, resultando em um saldo líquido zero. Alcançado através da redução de emissões e compensação (créditos de carbono, reflorestamento), o conceito visa combater mudanças climáticas. Redução e Compensação: Focando em diminuir emissões onde possível e compensar o restante, geralmente através de projetos ambientais.
Recuperação de Florestas degradadas visa restaurar a biodiversidade, o solo e os serviços ecossistêmicos através de técnicas como plantio ativo, condução da regeneração natural, sistemas agroflorestais (SAFs) e uso de técnicas ecológicas (poleiros, transposição de solo). Ações essenciais em áreas de preservação permanente (APP) e reservas legais reduzem enchentes e capturam carbono, sendo crucial para a segurança alimentar e geração de renda.
Promovendo práticas Sustentáveis e soluções baseadas na natureza, fortalecendo os serviços ecossistêmicos essenciais, como a regulação do clima, a qualidade da água, a fertilidade do solo, a polinização e a segurança alimentar.
As ações desenvolvidas também contribuem para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas, aumentando a resiliência ambiental dos territórios e reduzindo processos de degradação, desmatamento e perda de biodiversidade.
A regulação do clima contribui para a manutenção dos ecossistemas, a segurança hídrica, a saúde pública e o desenvolvimento sustentável, reafirmando o compromisso com o futuro do planeta e das próximas gerações.
Integrar ciência, educação ambiental e participação comunitária, a OSCIP de Estudos Ambientais fortalece uma cultura de cuidado com os ecossistemas, assegurando sua manutenção a longo prazo e deixando um legado positivo para as presentes e futuras gerações.
Políticas de preservação, conservação e utilização sustentável de ecossistemas e biodiversidade e florestas; proposição de estratégias, mecanismos e instrumentos econômicos e sociais para a melhoria da qualidade ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais; políticas para a integração do meio ambiente e produção, zoneamento ecológico-econômico.
Suporte à Pesquisa e Educação servem de conceito para o Desenvolvimento Sustentável, focam em Conhecer, Saber, Fazer, Conviver e Ser, visando uma compreensão holística, ação prática, interação social e desenvolvimento integral para a sustentabilidade, integrando os aspectos ambiental, social, cultural e econômico.